segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Microfisioterapia pode ajudar contra estresse


>




Microfisioterapia: a área da fisioterapia que ajuda a combater o estresse –  Blog SouFisio

A microfisioterapia é uma técnica manual, baseada na embriologia e filogênese, que propõe, a partir de micropalpações (o termo micro é utilizado pela fineza dos gestos) na pele, desencadear um processo de autocura de lesões e traumas físicos, emocionais e tóxicos, evitando a degradação dos tecidos e estimulando suas funções. Nos dias de hoje vivemos momentos de mudanças profundas, em que nossas grandes tensões são muito diferentes das de outros tempos. Para o homem das cavernas, por exemplo, stress era se deparar com um animal feroz.

Agora a diferença quanto ao tipo de stress é enorme! O pânico em tomar decisões, o tempo apertado da hora, o congestionamento no trânsito, os desafios diários, os relacionamentos, enfim, pequenas tensões do dia a dia são muito mais estressantes do que grandes tensões.

O estresse está dentro de nós e não se manifesta, por exemplo, no ato de um divórcio, na morte de uma pessoa querida ou em razão da doença de alguém amado. E sim no medo do divórcio, de perder quem amamos, de ficar sem as coisas que valorizamos, ou mesmo no medo de receber uma crítica pessoal. O estresse foi definido como o conjunto de reações desenvolvidas pelo organismo quando este é submetido a uma situação que exige esforço de adaptação. Emoções negativas poderosas, pensamentos de hostilidade e medo provocam mudanças fisiológicas complexas. A causa de tais patologias não esta nos acontecimentos externos, mas na "importância" que eles têm para a pessoa. O stress resulta da maneira como você encara os fatos diários em sua vida, e não deles mesmos.


Ou seja, nada mais é tão ameaçador do que a maneira como enxergamos os fatos. O estresse age da mente para o corpo. A mente pensa armazena informações e raciocina, mas é o corpo que expressa que armazena os sentimentos e é nele que se guarda todo o estresse.


Um tecido rígido por sua vez, passa a "apertar" tudo que esta em baixo dele (nervos, órgãos, vísceras, artérias, veias) que precisam de espaço para trabalhar bem. Quando tudo funciona em harmonia (corpo e mente, razão e emoção), o resultado é a saúde e a inteligência natural e motivadora da vida. Quando o estresse não é extravasado de maneira alguma, nosso organismo vai acumulando tensões, torna-se cada vez mais contraídos, encurtados, perde a elasticidade e flexibilidade e todo o sistema energético fica bloqueado. Os fluxos de energia que percorrem nosso corpo formam um circuito elétrico.

Estes chamados de meridianos correspondem a órgãos, vísceras e emoções. Ao "somatizar", "descarregamos" nossas emoções no fluxo energético correspondente, bloqueando-o, tencionando o tecido conjuntivo (nossa pele mais profunda), que se torna "congelado" e perde a elasticidade, se tornando rígido.

Em geral as pessoas não se dão conta de que o estresse pode estar se instalando. Isso porque raramente estão antenadas nas suas emoções e sintomas, não se percebem como um todo, o que é fundamental para uma boa qualidade de vida.

Através da microfisioterapia, é possível restabelecer o equilíbrio do organismo, restaurando a vitalidade dos tecidos do corpo que foram afetados por algum trauma - seja uma torção, uma infecção por vírus, toxicidade, choque ou trauma emocional recente e congênito (estes traumas podem estar desencadeando o estresse e outras patologias).

Isso porque todos os tecidos do corpo, do epitelial (pele) ao nervoso, guardam a memória dos traumas físicos, químicos e psíquicos que sofreram em qualquer fase da vida. A partir dessas inscrições no corpo, podemos reencontrar e datar os acontecimentos que iniciaram o processo de desorganizar um tecido ou um órgão provocando o desenvolvimento de doenças

Este diagnóstico é feito por meio de micropalpações na derme e na epiderme. A ação do terapeuta é realizar no tecido palpado, atos que simulem, em micro escala, a origem do trauma e despertem os mecanismos de auto correção. A função do microfisioterapeuta é de faxineiro que permite limpar as informações negativas que o organismo guardou na memória corporal por tantos anos.

POR VIVIANE RAMOS TOLEDO FISIOTERAPEUTA


Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário