quinta-feira, 18 de julho de 2013

Dúvidas frequentes sobre Microfisioterapia


>




Microfisioterapia: a área da fisioterapia que ajuda a combater o estresse –  Blog SouFisio


A microfisioterapia ajuda o corpo a eliminar traumas que estão guardados na memória celular e que o impedem de funcionar de maneira adequada.

Nosso corpo luta todos os dias contra agressões de diferentes naturezas e intensidades. Normalmente nosso organismo se autocorrige sem que se perceba. Mas, se as agressões forem muito fortes ou não reconhecidas pelo corpo, este não reagirá de forma eficaz, deixando à nivel tecidual uma memória do acontecimento. Um acúmulo dessas memórias pode fazer com que apareça uma dor, uma doença se desenvolva e torne o corpo incapaz de lutar.

A microfisioterapia ajuda na eliminação dessas memórias, fazendo com que o corpo recupere suas capacidades de autocura, mesmo após vários anos.

 A Microfisioterapia pode ser realizada simultaneamente a outros tratamentos, sejam eles físicos ou psíquicos, como outras técnicas fisioterápicas ou tratamento medicamentoso.

Sob aspecto terapeutico, você deve procurar a Microfisioterapia quando sentir que algum órgão não está funcionando muito bem (constipação intestinal, azia, problemas uro-genitais, etc.), quando algum tipo de dor aparecer (lombalgia, ciatalgia, cervicalgia, etc.), e/ou quando detectada alguma instabilidade emocional (depressão, ansiedade, tristeza, aperto no peito, etc.)

É importante ressaltar que a Microfisioterapia também é uma técnica preventiva e que promove a saúde e o bem-estar. Portanto, se você não se encontra numa condição de bem-estar, você apresenta indicação para a técnica, pois existe algum desequilíbrio no seu organismo.

A sessão dura cerca de 1 hora. Após discorrer sobre as razões da consulta, o paciente deita sobre uma maca. A partir disso, o terapeuta inicia o processo de identificação das memórias através de toques sutis e, após identificadas, ele estimula o corpo em pontos específicos de modo a informar ao corpo a presença desta cicatriz. Assim, o corpo inicia um processo de eliminação definitiva da memória.

A duração do tratamento depende de caso para caso, pois cada organismo vai reagir de uma maneira diferente ao tratamento. Depois da alta o paciente pode fazer uma "manutenção", somente para prevenção, ou quando houver algum novo evento de perturbaçao e/ou agressão.
Depois de cada sessão o corpo precisa de 30 a 90 dias para se reorganizar e se restabelecer. É indicada a ingestão de muita água durante o período de tratamento para auxuliar na eliminação das toxinas. Após cerca de 60 dias o paciente passa por uma reavaliação e, se necessário, é submetido a nova sessão, até a alta definitiva do tratamento.

A Microfisioterapia não é somente uma técnica terapêutica, ela também pode atuar de forma preventiva ou curativa.

Além das dores, a Microfisioterapia trata também os aspectos emocionais e orgânicos (ansiedade, irritabilidade, alteraçao de humor, distúrbio do sono, etc.).

Não é necessário se despir para realizar o tratamento. A roupa não interfere na eficácia do tratamento.
Sào indicadas roupas mais leves para a realização das sessões, porém, roupas mais pesadas não influenciarão negativamente no tratamento. 

Publicada em 18/07/13 e revisada em 27/10/20


Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário