sexta-feira, 21 de maio de 2021

Fundamentos da microfisioterapia


>




Formação exclusiva em Microfisioterapia 🇫🇷 - APRENDA A TECNICA QUE  REVOLUCIONOU A VIDA DE MUITOS FISIOTERAPEUTAS - Cursos - Instituto Salgado  - Saúde Integral

O Objetivo  do tratamento é permitir que o corpo restaure o ritmo vital alterado resgatando a saúde e bem estar como um todo.O terapeuta busca por meio do toque áreas de imobilidade , resistência ou restrição no corpo do paciente utilizando-se de um protocolo pré-determinado. Esses sinais são um indicativo palpatório que um tecido ou órgão envolvido foi lesionado por um evento traumático, seja físico ou emocional, provocando uma perda de vitalidade que pode desencadear os sinais e sintomas das doenças.

De acordo com os fundamentos da Microfisioterapia, as lesões não se encontram limitadas ao ponto de impacto ou evento mal assimilado , mas espalhadas por todos os tecidos que estão relacionados à área afetada. Assim, o legado do choque traumático pode não só criar uma disfunção local na zona de impacto , mas também afeta o ritmo vital de todo o território. Os estudos de embriologia desempenham um papel fundamental nesse processo, uma vez que explicam o aparecimento de sintomas distantes do local inicialmente atingido. O essencial aqui é a origem embriológica de cada tecido, isto é, o local do corpo que originou os tecidos quando o feto se desenvolveu. Dessa maneira, a técnica permite encontrar a origem inicial do trauma ainda que seus sintomas encontrem-se em um local distante no corpo.

Os traumas físicos como contusões e entorses irão afetar o ritmo vital do tecido muscular, ossos, músculos e fáscia podendo também repercutir sobre as vísceras. Os eventos psicológicos, sofrimentos emocionais afetam diretamente os circuitos neurais. Eles constituem a maior fonte dos chamados distúrbios funcionais como problemas digestivos, distúrbios do sono e transtornos de aprendizagem. As toxinas ambientais , alimentares e eletromagnéticas afetam especialmente as mucosas e o sistema endócrino.

Auto Cura

A Microfisioterapia baseia-se no princípio da autopoiese, isto é, todo organismo com um sistema vivo possui a capacidade de se  autorregular, auto-organizar. O sistema imunológico do corpo humano tem a propriedade de reconhecer os elementos agressores e produzir uma resposta de defesa e reparação.

O terapeuta irá, por meio da micropalpação, um toque  suave e preciso,   estimular as cicatrizes patológicas, isto é,  o local onde a memória do evento lesivo ficou registrada no corpo  para que  um novo ciclo de reparação e cura seja colocado em ação e o equilíbrio somático seja restabelecido.

 Continue lendo o texto...

Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário