terça-feira, 24 de junho de 2014

Principios básicos da Microfisioterapia


>




http://sundaraspaurbano.com.br/wp-content/uploads/2013/05/foto-microfisioterapia.jpg

A microfisioterapia é uma técnica manual, que consiste em encontrar nos pacientes marcas de eventos não eliminados pelo organismo, que são as origens dos sintomas.

Existem quatro grandes princípios básicos :

Auto-Cura :
Todo ser vivo é capaz de autopoiese, o que quer dizer que é capaz de fazer algo por ele mesmo e para ele mesmo usando sua capacidade de auto gestão e de auto correção, que está na base cicatrização ou da imunologia. O corpo pode reconhecer seu agressor (antígeno) e se defender (anticorpos). Quando a agressão é muito forte ou quando chega de surpresa e o corpo não conhece o agente agressor, esta capacidade de autopoiese não se manifesta e os sintomas da doença se instalam; o terapeuta faz seu trabalho para mostrar ao corpo a origem da agressão, o mecanismo de auto cura poderá então se iniciar.

Cicatriz Patológica :
A cicatriz patológica é o vestígio deixado pelo agente agressor no corpo. Quando o corpo tenta reparar uma agressão, mas não consegue eliminar o agente agressor por uma deficiência do sistema imunológico ou porque a agressão foi muito forte, é formada uma cicatriz patológica. A cicatriz patológica deforma a célula e atrapalha sua função provavelmente gerando sintomas. O tecido onde a cicatriz patológica está instalada é caracterizado pela diminuição ou perda de vitalidade. É sobre a cicatriz patológica que o gesto de correção deve ser aplicado.

A Correção Homeopática :
De acordo com o grande princípio da homeopatia descrito por Hahnemann (fundador da doutrina homeopática), o gesto de correção será efetuado sobre o local da porta de entrada da agressão (cicatriz patológica) e será o menor possível, de maneira infinitesimal (micro). A microfisioterapia e a homeopatia seguem as leis da cura pelo semelhante (reprodução da agressão) e do infinitesimal (medicamento diluído, palpação mínima).

A Micropalpação :
É o gesto manual utilizado pelo terapeuta para trabalhar. O trabalho é feito sempre com as duas mãos fazendo uma ligeira aproximação destas. Não é o que se passa sob as suas mãos que interessa, mas o que se passa entre as mãos. É a sensação entre estas duas mãos que vai dizer se o ritmo vital percebido através dos tecidos é sinônimo de um bom estado de funcionamento dos tecidos, ou uma ausência do ritmo percebida como algo de denso entre as mãos, que é sinônimo da presença de uma "memória" de agressão qualquer.

Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário