quinta-feira, 18 de abril de 2013

Principios da Microfisioterapia


>





A Microfisioterapia trabalha com quatro grandes princípios básicos: Autocura, Cicatriz Patológica, Correção Homeopática e Micropalpação. A Autocura parte do princípio que todo ser vivo é capaz de autopoiese, ou seja, capaz de fazer algo por ele mesmo e para ele mesmo usando sua capacidade de autogestão e de autocorreção, que está na base cicatrização ou da imunologia.

Quando a autopoiese não se manifesta e os sintomas da doença se instalam, o terapeuta faz seu trabalho para mostrar ao corpo a origem da agressão, dando start ao mecanismo de autocura.

A Cicatriz Patológica surge quando o corpo tenta reparar uma agressão, mas não consegue eliminar o agente agressor por uma deficiência do sistema imunológico ou porque a agressão foi muito forte. Formada, a cicatriz patológica deforma as células e os tecidos e atrapalha sua função provavelmente gerando sintomas, e é sobre ela que o gesto de correção deve ser aplicado.

Já de acordo com o grande princípio da homeopatia descrito por Hahnemann (fundador da doutrina homeopática), o gesto de Correção Homeopática será efetuado sobre o local da porta de entrada da agressão (cicatriz patológica) e será o menor possível, de maneira infinitesimal (micro).

E a Micropalpação é o gesto manual utilizado pelo terapeuta para trabalhar. Sempre feita com as duas mãos, em uma ligeira aproximação, a sensação que se passa entre as duas mãos vai indicar se o ritmo vital percebido através dos tecidos.
Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário